Mercado Cervejeiro,

Um mercado em ascensão e que atrai novos empreendedores

beersales_crescimento_do_mercado

Atualmente o número de cervejarias vem crescendo consideravelmente. De acordo com pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), somente em 2018 o número de empresas neste segmento saltou de 679 para 889. O seja, a cada dois dias uma nova fábrica foi registrada no Brasil. Vale destacar que na soma estão somente as registradas e caracterizadas como fábrica própria. Não foram computadas as cervejarias ciganas, (legalmente constituída, com produção terceira) ou as não registradas no Mapa, o número pode ser bem maior se forem agregadas na pesquisa esses outros segmentos.

Além de trazer os dados sobre o crescimento no mercado, a pesquisa também relata que o Rio Grande do Sul está em primeiro lugar, com maior número de cervejarias em produção,186 seguido por São Paulo com 165 e Minas Gerais em terceiro com 115. Ambos Estados registam um crescimento acima de 30% com relação a 2017.

O mercado está cada dia crescendo mais e agregando novos empreendedores, que buscam não só a quantidade, mas acima de tudo a qualidade do produto comercializado. Fidelizando clientes e apreciadores da bebida, o setor atrai cada vez mais sedentos por sabores diferenciados e de qualidade. O Brasil é um dos maiores consumidores de cerveja no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Apesar do boom dos últimos anos há espaço para novas cervejarias no Brasil.

Confira algumas dicas para você ter sucesso em seu negócio

Quem nunca sonhou em unir o útil ao agradável, não é mesmo? Abaixo selecionamos algumas dicas para você que deseja entrar no mercado e ter sucesso no empreendimento.

  • O primeiro passo ao abrir um negócio é saber qual seu público-alvo, que camada da sociedade você deseja atingir. Ao falarmos em cervejas, temos diversas variáveis quanto ao consumidor: idade, hábitos de consumo e interesses. Fazer um bom plano de negócio é essencial para seu futuro.
  • O que diferencia um produto do outro e o faz ter sucesso é a qualidade. Para produção de cervejas isso não é diferente. Selecionar os ingredientes é fundamental para ter uma combinação de sabores e aromas únicos. Além dos ingredientes obrigatórios, pode-se agregar uma lista infinita de outras opções que darão sabor, aroma e uma característica específica ao produto final.
  • Tendo o público alvo escolhido e a receita selecionada, vamos à parte burocrática. Para ter comércio e poder participar de feiras e eventos é necessário legalizar sua produção. Você precisará dos seguintes documentos:
    • Alvará da prefeitura;
    • Registro na Junta Comercial e verificação do nome ou marca, se ela está disponível.
    • Contrato Social
    • CNPJ
    • Registro no MAPA
    • Alvará de Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros

É essencial ter um planejamento de gestão para tornar seu negócio rentável. A administração pode ser complexa e dar um pouco de dor de cabeça. Software como BeerSales auxiliam nessa etapa e simplificam o processo. Com ele é possível controlar a produção, múltiplos estoques e equipamentos. Emitir Nota Fiscal Eletrônica e administrar seu fluxo de caixa, com contas a pagar e a receber. Além de inúmeras outras ferramentas.

Jornalista e Trainee de Marketing na e-Get.

Deixe um comentário